Na manhã desta segunda-feira, 04 de agosto, foi realizada uma visita técnica conjunta na Praia de Iracema, reunindo representantes da Prefeitura de Fortaleza, do Coletivo de Realizadores da Festa de Iemanjá e do Pró-Terreiro. A ação teve como objetivo definir e autorizar o espaço destinado à instalação da infraestrutura e da logística que viabilizarão a 13ª edição da Festa de Iemanjá de Fortaleza, uma das mais importantes celebrações de matriz africana do estado.
![]() |
| Foto: Falamais |
https://www.instagram.com/p/DM8D0y6MGfq/?utm_source=ig_web_copy_link
O encontro contou com a presença de equipes da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor).
Durante a visita, foram alinhados os detalhes técnicos e logísticos para garantir que toda a infraestrutura da festa — incluindo palcos, tendas, pontos de apoio, sinalização e segurança — seja instalada com planejamento, responsabilidade e respeito às tradições religiosas dos povos de terreiro.
A articulação interinstitucional reafirma o compromisso da gestão pública com a valorização da cultura afro-brasileira, assegurando que a Festa de Iemanjá aconteça em um espaço adequado, seguro e digno para todas as pessoas que participam e celebram a força das águas e da ancestralidade.
Com o maior número de terreiros participantes desde sua criação, a edição de 2025 da Festa de Iemanjá promete ser histórica, e a visita técnica de hoje marca o início dos preparativos práticos para a sua realização.
Axé, respeito e diálogo seguem guiando os caminhos dessa celebração ancestral que já é patrimônio da cidade!
