segunda-feira, 6 de outubro de 2025

PRÓ-TERREIRO


Fórum Permanente do Povo de Terreiro do Ceará: Fortalecimento e Participação

Estabelecido em 21 de janeiro de 2023

- Instância vital para o fortalecimento das comunidades tradicionais do povo de terreiro

- Espaço para participação da comunidade nas decisões que afetam seu desenvolvimento


Importância do Fórum- Permite que as vozes das comunidades sejam ouvidas

- Garante representatividade nos conselhos e instituições que influenciam o futuro das comunidades

- Participação ativa no Conselho Estadual de Cultura do Ceará


Objetivos- Reivindicar cadeiras e garantir que as necessidades e interesses das comunidades estejam sempre em pauta

- Influenciar políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e inclusivo

- Fortalecer as ações do fórum para assegurar um futuro promissor para as comunidades


Participação da Comunidade- É essencial que todos estejam cientes da importância do fórum e se envolvam nas discussões

- Contribuição com ideias e sugestões é fundamental para o sucesso do fórum

- Juntos, podemos construir um futuro mais promissor para as comunidades, onde cada voz conta e cada participação é valorizada.


 

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Mapeamento Participativo de Terreiros da Regional V

 

Foto: Adriano Almeida

Mapeamento Participativo de Terreiros da Regional V segue com validação de mapas temáticos, segundo coleta de dados e fazendo uso da cartografia social 

Na tarde desta sexta (03/10), o projeto Mapeamento Participativo de Terreiros da Regional V realizou a apresentação, qualificação e validação dos mapas temáticos do bairro Bom Jardim junto às comunidades de terreiro pesquisadas. 

O encontro aconteceu no terreiro Dom Sebastião, localizado no bairro Granja Lisboa, sob a liderança de Mãe Raimunda, que acolheu a equipe de pesquisa e representantes de Terreiros do bairro, como os da Casa de Caridade Caboclo Pena Branca, em um momento de diálogo e de construção coletiva.

Durante a atividade, foi apresentado o projeto de pesquisa, seus resultados e produtos, gerando entendimento e apropriação política do mapeamento para garantir políticas públicas para as comunidades de religiões tradicionais  afro-ameríndias e afro-brasileiras de Fortaleza, em especial, da Regional V. 

As informações coletadas pelos pesquisadores foram sistematizadas e representadas em 11 bases cartográficas. Estes mapas foram apresentados, checados, qualificados e validados. Essa troca é fundamental para assegurar que os resultados da pesquisa representem o mais próximo da realidade das comunidades espirituais pesquisadas.

Com essa etapa, o mapeamento avança no compromisso de visibilizar e valorizar a tradição dos povos de terreiro, consolidando-se como instrumento de reconhecimento e fortalecimento cultural e religioso na cidade.



VIVO CIDADANIA HOJE!

Projeto Vivo Cidadania realiza oficina criativa com crianças e adolescentes

Na tarde de hoje, a AEUSM recebeu mais uma etapa do projeto “Vivo Cidadania”, reunindo crianças e adolescentes em um espaço de convivência, escuta e produção coletiva. A atividade iniciou com um diálogo aberto entre os participantes, em que cada um pôde compartilhar suas percepções de mundo e vivências da semana, funcionando como um verdadeiro relatório afetivo antes do início das práticas manuais. Esse momento de escuta é fundamental para fortalecer vínculos, promover a troca de experiências e estimular o protagonismo juvenil.

Foto: Falamais

Em seguida, a oficina seguiu para a criação artesanal de borboletas de sopro, atividade que uniu criatividade, ludicidade e expressão simbólica. Além de despertar a imaginação, a prática reforçou a importância do trabalho coletivo e do cuidado com os detalhes, transformando o encontro em uma vivência de aprendizado e encantamento.

O projeto Vivo Cidadania é realizado pelo Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, em parceria com a AEUSM, reafirmando o compromisso conjunto com a promoção da cidadania, da cultura e do fortalecimento comunitário.


Apoio: