![]() |
| Foto: Adriano Almeida |
Mapeamento Participativo de Terreiros da Regional V segue com validação de mapas temáticos, segundo coleta de dados e fazendo uso da cartografia social
Na tarde desta sexta (03/10), o projeto Mapeamento Participativo de Terreiros da Regional V realizou a apresentação, qualificação e validação dos mapas temáticos do bairro Bom Jardim junto às comunidades de terreiro pesquisadas.
O encontro aconteceu no terreiro Dom Sebastião, localizado no bairro Granja Lisboa, sob a liderança de Mãe Raimunda, que acolheu a equipe de pesquisa e representantes de Terreiros do bairro, como os da Casa de Caridade Caboclo Pena Branca, em um momento de diálogo e de construção coletiva.
Durante a atividade, foi apresentado o projeto de pesquisa, seus resultados e produtos, gerando entendimento e apropriação política do mapeamento para garantir políticas públicas para as comunidades de religiões tradicionais afro-ameríndias e afro-brasileiras de Fortaleza, em especial, da Regional V.
As informações coletadas pelos pesquisadores foram sistematizadas e representadas em 11 bases cartográficas. Estes mapas foram apresentados, checados, qualificados e validados. Essa troca é fundamental para assegurar que os resultados da pesquisa representem o mais próximo da realidade das comunidades espirituais pesquisadas.
Com essa etapa, o mapeamento avança no compromisso de visibilizar e valorizar a tradição dos povos de terreiro, consolidando-se como instrumento de reconhecimento e fortalecimento cultural e religioso na cidade.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.