segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Homenagem aos Ancestrais e Antepassados celebra a fé e a memória no Cemitério do Grande Bom Jardim

 

No Dia de Finados (02/11/2025), o Cemitério do Grande Bom Jardim transformou-se em um espaço de celebração, reverência e ancestralidade com a realização da Homenagem aos Ancestrais e Antepassados, um encontro que uniu diferentes terreiros e expressões religiosas em torno da espiritualidade, da memória e do respeito aos que vieram antes.


A atividade, provocada e articulada pelo Pró-Terreiro – Fórum Permanente do Povo de Terreiro do Ceará, foi marcada por uma programação ao longo de todo o dia, reunindo lideranças religiosas, comunidades tradicionais e praticantes das religiões de matriz africana. Mais do que um momento de culto ou homenagem, o encontro reafirmou a importância do cemitério como espaço sagrado, lugar de força espiritual e de diálogo entre o mundo material e o espiritual.

No local, o Cruzeiro do Cemitério do Grande Bom Jardim foi o ponto central da celebração. Reconhecido como um símbolo de poder e de ancestralidade, o Cruzeiro representa, para o povo de terreiro, um território sagrado de conexão com os encantados, guias e entidades que guardam os caminhos da vida e da morte.

Durante todo o dia, o espaço foi visitado por diferentes grupos religiosos e comunidades de fé, que realizaram oferendas, rezas, cânticos e momentos de silêncio em respeito aos seus ancestrais. A energia era de acolhimento, paz e união — um gesto coletivo de reconhecimento àqueles que abriram caminhos e sustentam espiritualmente os terreiros de hoje.

A ação contou com o apoio fundamental da Secretaria Executiva Regional V, que atendeu à reivindicação do Pró-Terreiro, realizando a limpeza adequada do espaço e instalando uma tenda de acolhimento para os terreiros. Esse gesto, simples e simbólico, representou um importante reconhecimento do poder público à importância das práticas religiosas de matriz africana como parte viva da identidade cultural e espiritual do território.

A Homenagem aos Ancestrais e Antepassados nasce como um marco de respeito e fortalecimento das tradições afro-brasileiras no Grande Bom Jardim. O momento emocionou participantes e lideranças e já se projeta como uma ação anual, compromisso coletivo de manter viva a memória dos que vieram antes e de seguir cultivando o axé, a fé e o pertencimento do povo de terreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.